Morre Dona Ana, Mãe Do Rapper BK: Artista E Fãs Entram Em Luto

TheDirector
By -
0



Morreu, nesta sexta-feira (1º), Ana Cristina Costa Gomes, mãe do rapper BK’, aos 58 anos. Doutora, pesquisadora e uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo próprio artista em post nas redes sociais. A causa do falecimento não foi divulgada.

Ana foi uma das vozes mais importantes nas lutas por justiça racial, equidade de gênero e valorização da educação como instrumento de transformação social. Em abril deste ano, ela passou por um transplante de coração, mobilizando redes de apoio e reforçando a importância da doação de órgãos.

Confira o post do BK:

Com profunda tristeza é comunicado o falecimento de Ana Cristina Costa Gomes, que partiu na manhã deste 01 de agosto.

Doutora, pesquisadora, ativista e uma figura fundamental na luta por justiça racial e de gênero, ela foi uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, dedicando sua vida à luta por justiça racial, educação e dignidade para o povo negro – sempre com firmeza, generosidade e coragem. Mãe de Abebe Bikila e Calebe, Ana Cristina foi referência dentro e fora de casa, construindo um legado poderoso ensinando aos filhos a honrarem sua história, sua ancestralidade e seus nomes.

Em abril deste ano, Ana Cristina enfrentou corajosamente um transplante de coração que sensibilizou a todos para a importância da doação de órgãos. Sua partida deixa um vazio enorme mas também um legado vivo, presente na formação de tantas pessoas e nos movimentos que hoje entendem o poder da educação como ferramenta de libertação – fazendo da militância uma extensão do cuidado.

Que sua memória siga como farol de inspiração, amor e transformação.

Em 2024, dona Ana recebeu o Prêmio Marielle Franco pelo seu histórico de defesa dos direitos da população negra e das mulheres.

Membra do colegiado do Fórum Permanente de Diálogos das Mulheres Negras, ele também era Mestra em Educação, coordenadoras do Fórum Estadual de Mulheres Negras, organizadora do Vamos Brincar de Quilombo, espaço de letramentos em diferentes áreas de estudos da da Educação Infantil, além de doutora em Educação.



Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!