Recentemente, o apresentador Edu Guedes revelou estar em tratamento contra o câncer de pâncreas, um dos tipos mais agressivos e de difícil diagnóstico precoce. A notícia comoveu o público e acendeu o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Guedes se junta a uma longa lista de personalidades públicas que também enfrentaram o câncer — alguns com finais tristes, outros com histórias de superação.
Steve Jobs – Câncer de pâncreas
O cofundador da Apple lutou por oito anos contra um tipo raro de câncer pancreático neuroendócrino. Jobs faleceu em 2011, aos 56 anos, após revolucionar a tecnologia e manter suas atividades mesmo durante o tratamento.
Ana Maria Braga – Câncer de pulmão
A apresentadora enfrentou três tipos diferentes de câncer ao longo da vida: de pele, reto e pulmão. Em 2020, revelou que estava em tratamento contra um tumor no pulmão e conseguiu a remissão total após sessões de imunoterapia.
Reynaldo Gianecchini – Linfoma
O ator foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin em 2011. Com tratamento intensivo, ele se curou e passou a apoiar campanhas de conscientização sobre o câncer.
Elba Ramalho – Câncer de mama
A cantora paraibana foi diagnosticada com câncer de mama em 2010 e realizou cirurgia, além de radioterapia. Desde então, tornou-se voz ativa na prevenção da doença.
Patrícia Pillar – Câncer de mama
Diagnosticada em 2001, a atriz enfrentou o câncer de mama em sigilo na época das gravações da novela Esperança. Anos depois, falou publicamente sobre o assunto para incentivar o diagnóstico precoce.
Edson Celulari – Linfoma
O ator foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin em 2016. Após meses de tratamento, anunciou a cura e passou a reforçar a importância de exames regulares.
Gloria Maria – Câncer no cérebro e metástase no pulmão
A jornalista enfrentou um tumor cerebral em 2019 e passou por cirurgia de risco. Em 2022, surgiu uma metástase pulmonar, que levou à sua morte em fevereiro de 2023.
Deborah Secco – Câncer de pele
Em 2016, a atriz revelou ter removido pintas com diagnóstico de câncer de pele e passou a alertar sobre o uso do protetor solar e a importância do acompanhamento dermatológico.