“Ainda Estou Aqui” é premiado como Melhor Filme Ibero‑Americano na Argentina

TheDirector
By -
0



O longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou na noite desta quarta-feira (23) o 47º prêmio da carreira ao ser eleito o Melhor Filme Ibero-Americano nos Premios Sur, em cerimônia realizada no Teatro del Libertador General San Martín, em Córdoba, na Argentina. A vitória marca a estreia da nova categoria na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina, e já coloca o filme brasileiro como o primeiro vencedor da história do prêmio.

Mesmo sem poder estar presente na cerimônia, Walter Salles agradeceu em vídeo e celebrou a conquista com toda a equipe envolvida. “Muito obrigado a todos os votantes”, disse o cineasta.


O prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano é uma honra para todos nós, que fizemos Ainda Estou Aqui. Para Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, para cada um dos atores e técnicos que tornaram nosso filme possível, e para mim.


No vídeo de agradecimento, Salles destacou o tema central do longa: “Ainda Estou Aqui trata da importância da memória e da resistência durante os obscuros anos da ditadura militar, esses dois territórios que o cinema argentino explorou e nos ensinou a abordar de maneira exemplar”.

Para ele, a homenagem ganha ainda mais peso diante do atual cenário político: “Neste momento em que a democracia está sendo atacada em tantos países, este reconhecimento se tornou ainda mais significativo”.

O diretor também fez questão de agradecer aos parceiros argentinos que ajudaram a exibir o filme em Buenos Aires. “Agradeço especialmente aos queridos amigos que, como Santiago Mitre, Agustina Llambi, Leticia Cristi e Matías Mosteirín, tornaram possíveis projeções inesquecíveis de nosso filme”.

Depois de uma longa trajetória nos cinemas brasileiros, foram 21 semanas em cartaz e mais de 5,8 milhões de espectadores, Ainda Estou Aqui segue circulando pelo mundo. O filme estreia no Japão no próximo dia 8 de agosto, com sessões em grandes cidades como Tokyo, Osaka, Nagoya, Sapporo e Fukuoka. Em setembro, Suécia (12) e Dinamarca (02), no mês de outubro a Noruega (03). No Brasil, está disponível no Globoplay, onde fez história ao bater o recorde de maior consumo diário de vídeo sob demanda da plataforma.

A agenda de premiações também continua ativa. No dia 14 de agosto, o filme disputa o Premio Lihuén, também na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, concedido pela Academia de Artes Cinematográficas do Chile.



Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!