Após a morte de Preta Gil no último dia 20 de julho, a família da cantora definiu o destino de suas cinzas. Filha do cantor e compositor Gilberto Gil, Preta faleceu aos 50 anos, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, após lutar por mais de dois anos contra um câncer no intestino.
A cremação ocorreu no Brasil e, agora, as cinzas da artista serão compartilhadas entre os familiares. Cada pessoa receberá uma pequena quantidade para guardar como recordação ou dar o destino que achar mais apropriado.
Preta Gil estava em Nova Iorque realizando um tratamento experimental contra o câncer, mas a medicação deixou de apresentar resultados. Diante do agravamento do quadro, ela decidiu retornar ao Brasil. No entanto, passou mal a caminho do aeroporto e não resistiu. Para que o corpo pudesse ser trazido de volta ao país, foi necessário realizar o processo de embalsamamento.
A despedida pública aconteceu no dia 25 de julho, com um velório aberto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Após a homenagem, o corpo seguiu para o Cemitério e Crematório da Penitência, localizado na Zona Portuária da cidade, onde foi cremado em uma cerimônia reservada apenas a familiares e amigos próximos.