A região Norte do Brasil vai invadir a Netflix no dia 20 de agosto com a estreia de Pssica, nova minissérie brasileira que mistura drama, ação e tensão nas águas da Amazônia Atlântica. Filmada em Belém, no Pará, a produção tem direção de Quico Meirelles e um episódio comandado por ninguém menos que Fernando Meirelles, indicado ao Oscar por Cidade de Deus. O trailer oficial (assista abaixo) já foi liberado pela plataforma e promete uma história intensa e visceral.
Baseada no livro homônimo do escritor paraense Edyr Augusto, a série tem quatro episódios e traz à tona realidades duras que atravessam o Norte do país. A trama acompanha Janalice (Domithila Cattete), uma jovem levada pelo tráfico humano; Preá (Lucas Galvino), um ex-chefe de gangue que tenta lidar com seu passado nas águas perigosas da região; e Mariangel (Marleyda Soto), em busca de vingança após a perda da família. Cada um deles parece carregar uma maldição, ou, como dizem por lá, uma “pssica”.
A ideia de adaptar o livro surgiu há alguns anos e chamou atenção pelo retrato cru e direto de questões sociais urgentes.
“Conheci o livro há alguns anos e percebi que a leitura me apresentou para temas urgentes e uma realidade que precisa ser discutida. Estou realizada ao saber que agora vamos lançar essa minissérie para que mais pessoas conheçam essas histórias”, contou Andrea Barata Ribeiro, que assina a produção ao lado de Fernando Meirelles.
O roteiro é assinado por Bráulio Mantovani (também roteirista de Cidade de Deus), Fernando Garrido e Stephanie Degreas. A série é uma produção da O2 Filmes, com coprodução de Cristina Abi. E o elenco é reforçado por nomes como Ademara, Ana Luiza Rios, Bruno Goya, Claudio Jaborandy, David Santos, Felipe Rocha, Gabriel Knoxx, Luca Dan, Maycon Douglas, Ricardo Teodoro, Sandro Guerra, Sendí Baré, Welket Bungué e Wesley Guimarães.
Pssica chega prometendo ser mais do que uma série: um mergulho em histórias que escorrem pelos rios do Norte, cruzam os limites entre realidade e lenda, e colocam o Brasil profundo no centro da tela.