A artista Preta Gil ficará nos Estados Unidos pelos próximos dois meses para prosseguir com sua terapia contra o câncer. A cantora de 50 anos está em Nova York desde o mês de maio.
Para seguir com o tratamento que envolve uma medicação experimental, Preta precisa viajar cerca de 400 quilômetros de Nova York até Washington, onde se encontra o centro médico que é especializado.
Preta Gil e o apoio de familiares e amigos
Durante sua permanência nos EUA, Preta tem recebido a visita de familiares e amigos do meio artístico. Já a visitaram na cidade de Nova York sua madrasta Flora Gil, sua irmã Bela Gil, sua sobrinha Flor Gil, além de amigos como a atriz Claudia Raia, o ex-diretor da Globo, Boni, a apresentadora Sabrina Sato e a cantora Ivete Sangalo.
Descoberta e tratamento do câncer
A cantora enfrenta um câncer de intestino desde 2023. Entre os sinais que a levaram a suspeitar de um problema de saúde, estavam uma severa constipação intestinal e fezes achatadas, que continham muco e sangue.
Na época, ela passou por sessões de radioterapia e uma cirurgia. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, que consiste na remoção do útero.
Após a terapia inicial, ela entrou em uma fase em que a doença não se manifestava, algo que é frequentemente denominado “remissão”. Isso significa que o câncer não era mais identificável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.
Preta Gil anuncia retorno da doença
Entretanto, recentemente, a doença reapareceu. Preta fez uma cirurgia em dezembro do ano passado para a remoção de tumores e precisará usar uma bolsa de colostomia permanente. Essa bolsa serve para coletar fezes ou urina em um saco externo ao corpo através de uma abertura feita na área abdominal.
Desde março, a cantora compartilhou um novo desafio: a exaustão de tratamentos que podem auxiliá-la na remissão da doença aqui no Brasil. Ela explicou, em uma aparição no Domingão com Huck, que viajaria para os Estados Unidos com a intenção de buscar novas opções de tratamento.