O ex-BBB Matteus Amaral se pronunciou nesta semana após uma fala do sogro, Paulo Roberto Ferreira, gerar críticas nas redes sociais. Durante um churrasco em família, o sogro de Matteus fez um comentário considerado ofensivo por internautas ao dizer que “o abacaxi é a picanha do Nordeste”.
A frase foi registrada em vídeo e acabou repercutindo negativamente, sendo interpretada como um exemplo de “xenofobia recreativa”, por reforçar estereótipos sobre a cultura e a realidade econômica da região.
Diante da repercussão, Matteus usou os stories do Instagram para pedir desculpas. “A gente ama o povo nordestino, respeita, tem vários amigos nordestinos, e a gente jamais teve a intenção de ofender ninguém”, declarou o influenciador.
O sogro também se manifestou, dizendo que tudo não passou de uma brincadeira. “Sou uma pessoa que, quando sai de férias, vai sempre pro Nordeste. Falei aquilo brincando. Não levem para o mau caminho. Estou pedindo desculpas. Gosto muito do pessoal do Nordeste”, afirmou.
Nas redes sociais, o episódio dividiu opiniões. Muitos usuários criticaram o comentário, apontando que reforça preconceitos históricos contra o povo nordestino. Outros saíram em defesa de Matteus, alegando que não houve maldade na fala.
Essa não é a primeira vez que o nome de Matteus Amaral se envolve em polêmicas. Recentemente, ele foi alvo de questionamentos sobre o uso de cotas raciais para ingresso em universidade pública, o que também gerou grande repercussão.