A cantora Ana Bárbara Buhr Buldrini morreu após complicações em uma cirurgia estética realizada em uma clínica na Turquia. Natural de Belo Horizonte, ela vivia em Maputo, Moçambique, e viajou ao país acompanhada do marido, o também cantor Elgar Miles, com quem havia se casado há pouco mais de um mês, para realizar procedimentos de lipoaspiração, mamoplastia e rinoplastia. Ana tinha 31 anos.
Segundo relato do marido nas redes sociais, a cirurgia, inicialmente marcada para o dia 18, foi antecipada para o domingo anterior, 15, a pedido do médico responsável.
Elgar conta que chegou a questionar a mudança na data, já que todos haviam virado a noite, mas foi tranquilizado pelo profissional, que garantiu não haver riscos.
Cirurgia foi feita com permuta
O processo, realizado através de troca, aconteceu por volta das 23 horas naquele domingo. Algumas horas mais tarde, Ana Bárbara teve uma parada cardiorrespiratória e não conseguiu se recuperar. O esposo declarou que a equipe médica levou tempo para fornecer informações claras sobre a condição da paciente e que, ao perceber a movimentação incomum dos profissionais, buscou por esclarecimentos.
“Falaram para eu ir para o quarto, os assistentes estavam agindo de forma estranha. Fiquei 1h15 esperando recebê-la”, relatou. “Desci para o térreo e um médico falou que o coração dela estava batendo de forma lenta, outro já disse que ela já estava morta.”
A polícia turca foi acionada e os médicos chegaram a ser detidos para prestar depoimento. Em comunicado divulgado por meio do X (antigo Twitter), o diretor Provincial de Saúde de Istambul, Abdullah Emre Güner, afirmou que o caso será investigado e que inspeções já foram feitas no hospital, na clínica cirúrgica e no consultório médico do responsável.
O corpo de Ana Bárbara será cremado neste sábado, 21, em Maputo. As cinzas devem ser enviadas posteriormente para Belo Horizonte, onde vive sua família.